sábado, 24 de setembro de 2011

Investigando Jogos Matemáticos

A linguagem matemática, com seu código próprio, é a ferramenta mais precisa de que o homem dispõe para estruturar pensamentos, descrever o mundo e comunicar idéias.
Proporcionar aos alunos o domínio dessa ferramenta é um dos grandes desafios enfrentados pela escola. Há um ponto sobre o qual a concordância entre os educadores vem crescendo: o problema da matemática - sua aura de dificuldade e o baixo desempenho dos alunos -  deve-se principalmente a um modo tradicional de ensinar que se baseia na memorização de fórmulas e procedimentos, sem a preocupação com os significados e conteúdos que eles expressam.
O currículo proposto pela LDB não deve ser encarado pelo professor como algo a ser comprido a risca ou como um montante de conteúdos que devem ser aplicados a qualquer custo, sem possibilidade de mudanças. O educador deve estar atento ao que o currículo oferece e tentar evolui-lo, acrescentar a ele recursos que possam facilitar e aprimorar o aprendizado do aluno. É ai que os jogos matemáticos entram.

 Esse projeto vem mostrar que os jogos matemáticos não são as únicas formas lúdicas de trabalhar um conteúdo ou de evoluir o currículo, mas é uma das mais bem aceitas pelos alunos. A escolha de um jogo não deve ser aleatória, é necessário selecionar um conteúdo, relacionar conceitos, pensar em matérias, estudar contextos, observar os alunos e refletir sobre a eficácia do que é proposto. Com certeza, aplicar um jogo matemático que tenha relação direta com um conteúdo é muito trabalhoso, mas a resposta dos alunos e mais satisfatória do que a tradicional aula quadro e giz.
Depois que o professor passou por todas as fases citadas acima e escolheu um jogo para os seus alunos, ele deve ter em mente que esse jogo deve ser um fator motivador para que eles consigam entender o verdadeiro significado de alguns termos e conceitos matemáticos. O professor deve estar se perguntando como que o jogo vai fazer com que o aluno entenda melhor conceitos matemáticos?
O ensino de Matemática tem sido percebido por muitos alunos como algo monótono, em que o professor transfere conceitos fundamentais através de aulas tediosas e maçantes.



 Acredita-se que a utilização de materiais concretos, lúdicos e da tecnologia na pedagogia moderna auxilia e contribui para a eficácia do aprendizado do aluno que, através do simples “brincar", não apresenta limites, antes encontrados dentro da sala de aula em certas matérias, ou seja, permite ao aluno evoluir segundo seu próprio ritmo. Clique aqui para acessar/baixar o conteúdo do projeto.

Professor José Domingos dos Santos 


Depoimentos sobre o Projeto


quinta-feira, 8 de setembro de 2011

‘Orquestra na Estrada’


Agora é a vez de Tomar do Geru. 

Pela primeira vez, os geruenses terão a honra de receber a Orquestra Sinfônica de Sergipe.
   A apresentação realizar-se-á nesta sexta-feira, 09, na igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, com início previsto para as 19:00h.
No repertório haverá músicas de vários compositores clássicos como,  Handel e Mozart, além de peças do período barroco.